<< Chapter < Page Chapter >> Page >
O conceito de Práticas Educacionais Abertas (PEA) é relativamente recente e decorre de um processo de amadurecimento do movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA). As Práticas Educacionais Abertas afiguram-se como práticas colaborativas, com base na partilha de recursos no contexto de práticas pedagógicas por sua vez centradas na interação social, criação de conhecimento, aprendizagem com os pares e práticas de aprendizagem partilhadas. Enquadrado no domínio da Educação Aberta, este tema está a ser desenvolvido num projeto de doutoramento, tendo como um dos principais objetivos identificar e compreender as práticas educacionais abertas por parte dos docentes de Instituições de Ensino Superior.

Práticas educacionais abertas

Resumo

O conceito de Práticas Educacionais Abertas (PEA) é relativamente recente e decorre de um processo de amadurecimento do movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA). As Práticas Educacionais Abertas afiguram-se como práticas colaborativas, com base na partilha de recursos no contexto de práticas pedagógicas por sua vez centradas na interação social, criação de conhecimento, aprendizagem com os pares e práticas de aprendizagem partilhadas.

Enquadrado no domínio da Educação Aberta, este tema está a ser desenvolvido num projeto de doutoramento, tendo como um dos principais objetivos identificar e compreender as práticas educacionais abertas por parte dos docentes de Instituições de Ensino Superior.

Introdução

Os atuais paradigmas de pedagogia, produção, colaboração e comunicação de conteúdos abertos, no contexto do denominado movimento de educação aberta, conduzem a um novo paradigma de produção social e cultural, que representa uma nova forma de organizar o conhecimento e permitir a disseminação e partilha do conhecimento público e livre.

Na sua aceção atual, o conceito de "aberto" abrange múltiplas dimensões, tal como referido por Weller (2012): open source (referindo-se, em particular, ao software livre, cujo movimento teve por base a educação superior), Open Educational Resources (que descreve como a aplicação dos princípios de open source à distribuição de conteúdos educacionais), open courses (cursos que são oferecidos online, com vários modelos de pagamento ou totalmente gratuitos), open research (várias abordagens à investigação, entre as quais crowdsourcing e conferências online abertas e gratuitas), open data (não só a partilha livre de dados, mas também o desenvolvimento de padrões para interligar as vastas quantidades de dados disponíveis), open Application Programme Interfaces (que permitem aos criadores de software construir ferramentas e códigos que podem ser utilizados com os dados de uma determinada aplicação já existente, como é o caso do Facebook e Twitter ) e Open Access Publishing (a publicação online, de forma rápida e económica, disponibilizada de forma gratuita e com modelos abertos de revisão por pares).

As dimensões referidas estão em linha com as caraterísticas identificadas por Anderson (2009) quando se refere ao tipo de atividades "abertas" desenvolvidas por académicos: criar, utilizar e contribuir com recursos educacionais abertos, arquivar, aplicar a sua investigação, efetuar investigação aberta, filtrar e partilhar, apoiar alternativas emergentes de aprendizagem aberta, publicar em revistas de acesso aberto, comentar o trabalho dos seus pares, construir redes. E é precisamente na direção da questão das redes que tem evoluído o debate atual em torno do conceito de "aberto", em particular na alteração às práticas que poderá resultar da combinação de conteúdos ou recursos digitais com a sua partilha numa rede global, quer em termos técnicos, quer em termos sociais. Neste contexto, a década passada, denominada por Materu (2004) de "década aberta", assistiu à expansão do movimento de abertura do acesso ao conhecimento nas suas múltiplas formas ( open source , open access , open content e open practices ).

Get Jobilize Job Search Mobile App in your pocket Now!

Get it on Google Play Download on the App Store Now




Source:  OpenStax, Dicionário enciclopédico de educação online. OpenStax CNX. Apr 16, 2014 Download for free at http://cnx.org/content/col11644/1.4
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Dicionário enciclopédico de educação online' conversation and receive update notifications?

Ask