<< Chapter < Page Chapter >> Page >

Números de usuários e aspectos de segurança

O SASF é desenvolvido para atender a 10 milhões de usuárioscadastrados, onde cerca de 20% desses usam o sistema a cada dia. Como hádiversos tipos de usuários e cada um possui informações confidenciais (porexemplo, o número de cartão de crédito usado para pagar a assinatura), cadausuário deve ser autenticado para acessá-las. A autenticação servirá também paraidentificar o tipo de usuário e, assim, autorizá-lo a realizar apenas o conjuntode funções permitidas à sua categoria.

Tamanho do inventário e número de operações por dia

A principal função do sistema é executada pelo usuárioque aluga filmes, e consiste na colocação de filmes em sua respectiva fila dealuguéis. O acervo do SASF é estimado em cem mil vídeos cadastrados, queestão disponíveis em 55 milhões de DVDs. Deste acervo, são realizadosdois milhões de aluguéis por dia. Isto significa dois milhões de execuçõespor dia do processo de aluguel: (1) relacionar o vídeo a ser enviado aoespecífico usuário, (2) descobrir de qual ponto distribuidor será enviadaa mídia a partir do endereço do usuário, (3) notificar a responsabilidade deentrega da mídia ao ponto distribuidor responsável, e (4) realizar o enviopelos correios da mídia em questão.

Transmissões simultâneas

Já o streaming de vídeos é realizado numa taxa menor que o aluguel, o que não representauma baixa taxa de execuções. São cerca de 150 mil vídeos transmitidos pordia, ou seja, um stream de vídeo sendo iniciado a cada 0.57 segundos caso a as transmissões fossemdistribuídas uniformemente ao longo do dia. Se considerarmos que a transmissãode um vídeo dura em média uma hora, isso gera uma carga de pouco mais deseis mil usuários simultâneos fazendo streaming . O acervo de vídeos para stream é menor que o de mídias convencionais, apenas 20 mil títulos, mas cada títuloestá disponível em alguns níveis de resolução e diversas taxas de amostragem.Os títulos, inicialmente, estão disponíveis em dois níveis de resolução: Standard Definition (SD) e High Definition (HD), ou 720x480 e 1280x720 pixels respectivamente para vídeos em widescreen (16:9). É importante notar que widescreen não é o único aspecto de vídeo presente no sistema, uma vez que outros podemestar presentes, como por exemplo, o aspecto Cinemascope (2.35:1). Dessa maneira, o fator determinante para qualidade do vídeo é sua taxade amostragem. Inicialmente, o SASF provê três taxas de amostragem paravídeos em SD e duas para vídeos em HD. Assim, o usuário receberá o vídeocom aquela que melhor se adequar à sua conexão de internet. A [link] mostra uma tabela com o tamanho esperado para vídeos de duashoras de duração em cada taxa de amostragem disponível. A partir dessa tabela,podemos também ter uma noção do espaço gasto no armazenamento de mídias.

Get the best College algebra course in your pocket!





Source:  OpenStax, Arquitetura de software. OpenStax CNX. Jan 05, 2010 Download for free at http://cnx.org/content/col10722/1.9
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?

Ask