<< Chapter < Page Chapter >> Page >

O mais importante a se observar nesse exemplo (e no estudo do SASF) é queo design e a documentação da arquitetura não são atividades fáceis nem baratas.O arquiteto escolhido para resolver esse problema deve (1) conhecer os interessados,(2) conhecer os atributos de qualidadeimpostos ao sistema por esses interessados, (3) conhecer as relações e trade-offs entreinteressados e atributos de qualidade, (4) conhecer técnicas, padrões e ferramentasque permitam o atendimento aos atributos, e (5) documentar a solução do problema,de forma que os interessados entendam e tirem proveito do documento gerado.

Resumo

O objetivo deste livro é fazer com que o leitor seja capaz de endereçartodos os aspectos da arquitetura citados anteriormente, podendo realizar algumasdas diversas funções realizadas por um arquiteto de software. Dessa maneira, oobjetivo deste capítulo foi dar uma visão geral do conhecimento necessário para tanto,fundamentando-o com alguns exemplos e definições. Assim, esperamos que o leitor, a partirde agora:

  • entenda e exemplifique os principais conceitos relacionadosà arquitetura de software; e
  • entenda e exemplifique as principais características e benefíciosproporcionados pela arquitetura de software no processo de desenvolvimento.

Já no próximo capítulo, conheceremos os principais interessadosque devem ser contemplados pela arquitetura, além de suas características e relações.No capítulo seguinte, entenderemos melhor os atributos de qualidade impostos poresses interessados, além de apresentarmos algumas técnicas para atender esses atributos.Em seguida, teremos um capítulo focado em padrões arquiteturais, uma vez que ouso de padrões no design da arquitetura é uma técnica essencial ao arquiteto. Porfim, no último capítulo, aprenderemos a documentar a solução que atenderá aos interessadose atributos do sistema.

Referências

Histórico da área

Apesar da ênfase em Arquitetura de Software como disciplinater acontecido apenas durante a década de 1990 com autores a exemplo de Perrye Wolf [link] e Garlan e Shaw [link] , podemos encontrar trabalhos das décadas de1960 e 1970 que já citam algumas técnicas e benefícios da área. Entre eles, encontramosDijkstra [link] , Parnas [link] e outros. Mais informações sobre o históricoda disciplina podem ser vistas em The Past, Present, and Future for SoftwareArchitecture , de Kruchten, Obbink e Stafford [link] .

Evolução de software

A evolução de Software é bem estudada no livro editado porMens e Demeyer, Software Evolution [link] e nos trabalhos de Parnas [link] , van Gurp e Bosch [link] e Eick et al [link] . Mais informações sobre a Big Ball of Mud podem ser encontradas em Foote e Yoder [link] .

Elementos de uma arquitetura

A divisão dos elementos arquiteturais em estáticos e dinâmicosé feita originalmente por Rozanski e Woods em Software Systems Architecture: Working WithStakeholders Using Viewpoints and Perspectives [link] . Já a discussão sobre classificação dos atributos dequalidade pode ser encontrada no livro Software Engineering , de Sommerville [link] . Por fim, podemos citar algumas referências importantessobre visões arquiteturais: The 4+1 View Model of Architecture de Kruchten [link] , Documenting Software Architectures: Views andBeyond Clements de Clements et al [link] e o padrão ISO/IEEE 1471-2000 [link] .

Questions & Answers

Got questions? Join the online conversation and get instant answers!
QuizOver.com Reply

Get the best Algebra and trigonometry course in your pocket!





Source:  OpenStax, Arquitetura de software. OpenStax CNX. Jan 05, 2010 Download for free at http://cnx.org/content/col10722/1.9
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?

Ask