<< Chapter < Page Chapter >> Page >

Padrões e estilos arquiteturais

Outro princípio muito usado durante o processo de design arquitetural é o uso de padrões. Os padrões podem ser considerados como experiência estruturada de design, pronta para ser reusada para solucionar problemas recorrentes. Um padrão de design arquitetural define elementos, relações e regras a serem seguidas que já tiveram sua utilidade avaliada em soluções de problemas passados.

A principal diferença entre um padrão arquitetural Também chamado de estilo arquitetural. e um padrão de design é que o primeiro lida com problemas em nível arquitetural, se tornando assim mais abrangente no software. Por outro lado, a aplicação de um padrão de design tem efeito mais restrito na solução. Mais uma vez, devemos lembrar que essa divisão não é absoluta e que podemos encontrar padrões inicialmente descritos como arquiteturais tendo efeito apenas local no design e vice-versa.

De acordo com McConnell no livro Code Complete McConnell, S. Code Complete . Microsoft Press, Segunda edição, Junho 2004. , podemos citar os seguintes benefícios do uso de padrões em um projeto:

  • Padrões reduzem a complexidade da solução ao prover abstrações reusáveis . Um padrão arquitetural já define elementos, serviços e relações arquiteturais, diminuindo assim a quantidade de novos conceitos que devem ser introduzidos à solução.
  • Padrões promovem o reuso . Como padrões arquiteturais são soluções de design para problemas recorrentes, é possível que a implementação (parcial ou total) do padrão já esteja disponível para reuso, facilitando o desenvolvimento.
  • Padrões facilitam a geração de alternativas . Mais de um padrão arquitetural pode resolver o mesmo problema, só que de forma diferente. Portanto, conhecendo diversos padrões, um arquiteto pode avaliar e escolher qual ou quais padrões irão compor a solução do problema, considerando os benefícios e analisando as desvantagens proporcionadas por eles.
  • Padrões facilitam a comunicação . Padrões arquiteturais facilitam a comunicação da arquitetura porque descrevem conceitos e elementos que estarão presentes no design. Portanto, se uma solução de design contém padrões que são conhecidos por todos os participantes da comunicação, os elementos e conceitos definidos pelos padrões não precisam ser explicitados, uma vez que os participantes já devem conhecê-los também.

A seguir, citamos alguns padrões arquiteturais que foram popularizados no livro Pattern-Oriented Software Architecture Buschmann, F. et al , Pattern-Oriented Software Architecture, Volume 1: A System of Patterns. John Wiley&Sons, Agosto 1996. , de Buschmann et al :

  • este padrão define a organização do software em serviços agrupados em camadas de abstração . As camadas são relacionadas de modo que cada uma só deve se comunicar com a camada adjacente acima ou abaixo dela. Se apresentamos graficamente as camadas empilhadas, as camadas dos níveis superiores apresentam um nível de abstração maior, mais próximas aos serviços disponíveis aos usuários. Enquanto isso, nas camadas inferiores, temos serviços mais básicos, normalmente de infraestrutura, e que servem para compor os serviços de camadas mais acima. Como exemplo de arquitetura que usa este padrão, podemos citar a arquitetura da pilha de protocolos TCP/IP. Ela é organizada em cinco camadas, sendo elas: Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Física.
  • este padrão organiza o software para processar fluxos de dados em várias etapas. Dois elementos básicos são definidos: os chamados filters , que são os elementos responsáveis por uma etapa do fluxo de processamento; e os chamados pipes , que são os canais de comunicação entre dois filters adjacentes. Note que a arquitetura pode conter diferentes pipes e filters , de modo que possam reusados e recombinados para diferentes propósitos. O exemplo canônico de uso do padrão Pipes&Filters é a arquitetura de um compilador, que pode ser dividida nos seguintes filters : analisador léxico, analisador sintático, analisador semântico, gerador de código intermediário e otimizador, que são conectados por diferentes pipes . Entre eles, encontramos o pipe que conecta o analisador léxico ao sintático e que transmite um fluxo de tokens ; o pipe que transporta a árvore de derivação sintática do analisador sintático para o analisador semântico; o pipe que transporta a árvore de sintaxe do analisador semântico para o gerador de código intermediário; e, por fim, o pipe que conecta o gerador de código intermediário ao otimizador.
  • este padrão, por sua vez, divide a arquitetura em três elementos distintos: a lógica de negócio (ou model ), que representa as funcionalidades e os dados do sistema; visões (ou views ), que representam a forma de exibir o estado da lógica de negócio ao usuário; e os controladores (ou controllers ), que são responsáveis pela entrada de dados dos usuários. O padrão também define que deve existir um mecanismo de propagação de mudanças, de forma que a interface com o usuário (composta das visões e dos respectivos controladores) se mantenha consistente com a lógica de negócio. Este padrão é comum em sistemas interativos e foi também popularizado em sistemas web por meio de frameworks , a exemplo de JSF JavaServer Faces Technology (JSF) : (External Link) , Struts Apache Struts : (External Link) e Spring MVC Spring Framework : (External Link) .
  • este padrão é a base de arquiteturas extensíveis orientadas a plugins . Ele define um elemento arquitetural que será o núcleo do sistema e elementos chamados pontos de extensão. Este núcleo provê serviços de infraestrutura para compor as funcionalidades mais básicas do sistema e um serviço de registro e configuração de componentes em tempo de execução. O serviço de registro e configuração tem como responsabilidade a adição de novas funcionalidades a partir dos pontos de extensão pré-definidos. Estes pontos de extensão servem para guiar e restringir os tipos de funcionalidades a serem adicionadas. Como exemplo de aplicação do padrão Microkernel , podemos citar o sistema operacional MINIX MINIX : (External Link) , o ambiente de desenvolvimento Eclipse Eclipse : (External Link) e diversos sistemas de manipulação de imagens que são extensíveis por meio de plugins , como o GIMP The GNU Image Manipulation Program (GIMP): (External Link) e o ImageJ ImageJ - Image Processing and Analysis in Java : (External Link) .

Questions & Answers

find the 15th term of the geometric sequince whose first is 18 and last term of 387
Jerwin Reply
The given of f(x=x-2. then what is the value of this f(3) 5f(x+1)
virgelyn Reply
hmm well what is the answer
Abhi
how do they get the third part x = (32)5/4
kinnecy Reply
can someone help me with some logarithmic and exponential equations.
Jeffrey Reply
sure. what is your question?
ninjadapaul
20/(×-6^2)
Salomon
okay, so you have 6 raised to the power of 2. what is that part of your answer
ninjadapaul
I don't understand what the A with approx sign and the boxed x mean
ninjadapaul
it think it's written 20/(X-6)^2 so it's 20 divided by X-6 squared
Salomon
I'm not sure why it wrote it the other way
Salomon
I got X =-6
Salomon
ok. so take the square root of both sides, now you have plus or minus the square root of 20= x-6
ninjadapaul
oops. ignore that.
ninjadapaul
so you not have an equal sign anywhere in the original equation?
ninjadapaul
hmm
Abhi
is it a question of log
Abhi
🤔.
Abhi
Commplementary angles
Idrissa Reply
hello
Sherica
im all ears I need to learn
Sherica
right! what he said ⤴⤴⤴
Tamia
hii
Uday
what is a good calculator for all algebra; would a Casio fx 260 work with all algebra equations? please name the cheapest, thanks.
Kevin Reply
a perfect square v²+2v+_
Dearan Reply
kkk nice
Abdirahman Reply
algebra 2 Inequalities:If equation 2 = 0 it is an open set?
Kim Reply
or infinite solutions?
Kim
The answer is neither. The function, 2 = 0 cannot exist. Hence, the function is undefined.
Al
y=10×
Embra Reply
if |A| not equal to 0 and order of A is n prove that adj (adj A = |A|
Nancy Reply
rolling four fair dice and getting an even number an all four dice
ramon Reply
Kristine 2*2*2=8
Bridget Reply
Differences Between Laspeyres and Paasche Indices
Emedobi Reply
No. 7x -4y is simplified from 4x + (3y + 3x) -7y
Mary Reply
how do you translate this in Algebraic Expressions
linda Reply
Need to simplify the expresin. 3/7 (x+y)-1/7 (x-1)=
Crystal Reply
. After 3 months on a diet, Lisa had lost 12% of her original weight. She lost 21 pounds. What was Lisa's original weight?
Chris Reply
what's the easiest and fastest way to the synthesize AgNP?
Damian Reply
China
Cied
types of nano material
abeetha Reply
I start with an easy one. carbon nanotubes woven into a long filament like a string
Porter
many many of nanotubes
Porter
what is the k.e before it land
Yasmin
what is the function of carbon nanotubes?
Cesar
I'm interested in nanotube
Uday
what is nanomaterials​ and their applications of sensors.
Ramkumar Reply
what is nano technology
Sravani Reply
what is system testing?
AMJAD
preparation of nanomaterial
Victor Reply
Yes, Nanotechnology has a very fast field of applications and their is always something new to do with it...
Himanshu Reply
good afternoon madam
AMJAD
what is system testing
AMJAD
what is the application of nanotechnology?
Stotaw
In this morden time nanotechnology used in many field . 1-Electronics-manufacturad IC ,RAM,MRAM,solar panel etc 2-Helth and Medical-Nanomedicine,Drug Dilivery for cancer treatment etc 3- Atomobile -MEMS, Coating on car etc. and may other field for details you can check at Google
Azam
anybody can imagine what will be happen after 100 years from now in nano tech world
Prasenjit
after 100 year this will be not nanotechnology maybe this technology name will be change . maybe aftet 100 year . we work on electron lable practically about its properties and behaviour by the different instruments
Azam
name doesn't matter , whatever it will be change... I'm taking about effect on circumstances of the microscopic world
Prasenjit
how hard could it be to apply nanotechnology against viral infections such HIV or Ebola?
Damian
silver nanoparticles could handle the job?
Damian
not now but maybe in future only AgNP maybe any other nanomaterials
Azam
Hello
Uday
I'm interested in Nanotube
Uday
this technology will not going on for the long time , so I'm thinking about femtotechnology 10^-15
Prasenjit
can nanotechnology change the direction of the face of the world
Prasenjit Reply
At high concentrations (>0.01 M), the relation between absorptivity coefficient and absorbance is no longer linear. This is due to the electrostatic interactions between the quantum dots in close proximity. If the concentration of the solution is high, another effect that is seen is the scattering of light from the large number of quantum dots. This assumption only works at low concentrations of the analyte. Presence of stray light.
Ali Reply
the Beer law works very well for dilute solutions but fails for very high concentrations. why?
bamidele Reply
how did you get the value of 2000N.What calculations are needed to arrive at it
Smarajit Reply
Privacy Information Security Software Version 1.1a
Good
Got questions? Join the online conversation and get instant answers!
QuizOver.com Reply

Get the best Algebra and trigonometry course in your pocket!





Source:  OpenStax, Arquitetura de software. OpenStax CNX. Jan 05, 2010 Download for free at http://cnx.org/content/col10722/1.9
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?

Ask